Os nove anos que formam o Ensino Fundamental marcam uma importante transição na vida do ser humano. O aluno passa a criar teorias próprias, questionar tudo ao seu redor, valorizar o conhecimento e interagir socialmente. A Escola Raízes tem como proposta capacitar o educando a enfrentar novos desafios e ampliar seu potencial.

O Ensino Fundamental está estruturado para proporcionar ao aluno, situações de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento nas diferentes áreas, o desenvolvimento de competências e habilidades, num relacionamento solidário, respeitoso, participativo e justo. Temos como filosofia educativa os princípios que buscam uma educação integrada e que nos permita propor a formação de um aluno crítico, questionador, capaz de deduzir, comentar, comparar, estabelecer relações e concluir. Acreditamos que, agindo assim, estaremos tornando esse aluno uma pessoa autônoma, transformadora de seu meio, que saiba respeitar e cooperar com seus semelhantes.

Na primeira etapa do Ensino Fundamental, o papel do professor é essencial. Sua presença, afetividade e experiência trazem sustentação para os desafios pessoais e coletivos que se apresentam. Nosso corpo docente é formado por professores qualificados.Os cargos de direção da escola, orientadores pedagógicos e educacionais são exercidos por profissionais qualificados e atualizados, que respondem junto aos docentes, discente e suas famílias, coordenando as reuniões, encontros e a formação contínua de toda equipe.