A Escola Raízes oferece a possibilidade de período integral da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O Curso Integral acontece sempre no período inverso ao curso regular do aluno.

Trata-se de uma proposta que, além de atender às expectativas das famílias que buscam segurança e estímulo para seus filhos, trabalha com habilidades e valores importantes para a formação de um estudante autônomo e responsável.

Projetos educativos, recreação livre e dirigida, artes, culinária, circo, futebol, música, dança, hora da leitura, orientação às lições de casa e pesquisas, e estímulo à alimentação saudável, são algumas das propostas desse curso.

Com esta opção, as famílias podem contar com um ambiente seguro e conhecido para as crianças, que aproveitam o seu tempo com esportes e atividades recreativas e didáticas.

O horário de atendimento ao curso integral é das 7h às 19h e semi-integral 6h à combinar.

Devido às exigências da sociedade atual, os pais necessitam trabalhar o dia todo. Dessa forma, já há algum tempo observamos a necessidade destes casais modernos, em terem um local seguro para deixar seus filhos após o término das aulas.

Para atender esta demanda, nossas crianças entram cedo na escola e fazem uma série de atividades durante o período oposto às aulas regulares. Contudo, pretendemos que o ambiente oferecido na Escola Raízes seja um lugar agradável, enfim, um espaço em que nossos alunos sejam tratados com amor e respeito.

O período de permanência dos alunos na escola é preenchido com aulas de artes culinária, esportes, música, dança, hora da leitura, hora do estudo e brincadeiras sempre acompanhados por recreadores especializados. A proposta do Integral é possibilitar uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria o tempo de permanência na escola. Nossas turmas são divididas de acordo com a idade e dirigidas por nossos profissionais especializados.

Alimentação

A Escola Raízes mantém uma nutricionista para elaborar cardápios e trabalhar uma questão dedicada: a obesidade infantil.

A maior oferta de alimentos, a praticidade dos produtos industrializados e a vida sedentárias estão formando uma geração de pessoas acima do peso e também obesos. As crianças e os adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde, engrossam as estatísticas da obesidade. Na Raízes, os alunos cumprem carga horária integral ou parcial e almoçam na instituição, onde o cardápio estimula o consumo de proteínas, saladas, verduras, legumes e frutas.

Veja algumas dicas para incentivar a criança a se alimentar adequadamente.

• Estimule sua autoestima. Rejeitá-la ou diminuí-la faz com que a criança não goste de si mesma;
  • Incentive exercícios físicos;
  • Ajude a criança a fazer as fazes com a comida. Uma dica é envolver a criança no preparo dos alimentos, de maneira lúdica;
  • Estimule o consumo de alimentos saudáveis. Apresentar os alimentos de forma cheirosa, colorida, bonita e atrativa, a fim de atrair o desejo de comer;
  • Acabe com hábitos de comer no chão, em pé ou em frente à TV. É importante sentar-se à mesa e fazer com que a criança preste atenção no que está comendo;
  • Converse com a criança a saiba ouvi-la. Valorizá-la e aceitá-la é uma forma de estimular o crescer saudável.