A Escola Raízes tem sua proposta pedagógica baseada na educação que privilegia o processo de construção do conhecimento através do incentivo à curiosidade, respeito às diferenças individuais e participação do aluno no processo de aprendizagem. Além da preocupação com a formação da prática educativa, o colégio está comprometido com a fundamentação dos valores éticos, morais e socioculturais.

A base filosófica em que a escola se fundamenta é o humanismo, onde a aprendizagem ocorre num processo ativo, pautado nas interações sociais e no desenvolvimento intelectual, respaldado pelas experiências reais, propondo a formação de um cidadão competente e criativo. Confiança, segurança, colaboração, autenticidade e crescimento no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, é a base para momentos de avaliação, oportunidades de questionamentos e reflexão, um processo que orienta e aperfeiçoa a aprendizagem.

Contudo, usamos como complementação vários métodos ativos em que os alunos possuem a possibilidade de participar de forma ativa e dinâmica. A partir de situações concretas, o aluno é levado a participar, tirar conclusões que seu nível de desenvolvimento permitir.

Experiência no Ensino