Requer do aluno uma adequada maturidade de seu sistema motor e perceptual. As funções básicas para a alfabetização são exercidas com níveis de complexidade crescente. Como o processo de leitura e escrita requer análise e síntese, adotamos um método misto de alfabetização que, partindo de uma palavra-chave, explora o fonema, a sílaba, até chegar à construção e treino de novas palavras e frases.

O Ensino Fundamental está estruturado para proporcionar ao aluno, situações de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento nas diferentes áreas, o desenvolvimento de competências e habilidades, num relacionamento solidário, respeitoso, participativo e justo. Temos como filosofia educativa os princípios que buscam uma educação integrada e que nos permita propor a formação de um aluno crítico, questionador, capaz de deduzir, comentar, comparar, estabelecer relações e concluir. Acreditamos que, agindo assim, estaremos tornando esse aluno uma pessoa autônoma, transformadora de seu meio, que saiba respeitar e cooperar com seus semelhantes.

Na primeira etapa do Ensino Fundamental, o papel do Professor é fundamental. Sua presença, afetividade e experiências, trazem sustentação para os desafios pessoais e coletivos que se apresentam. Nosso corpo docente é formado por professores qualificados. A Direção da Escola, as Orientadoras Pedagógicas e educacionais são exercidos por profissionais qualificados e atualizados, que respondem junto aos docentes, discentes e suas famílias, coordenando as reuniões, encontros e a formação contínua de toda a equipe.

O Ensino Fundamental está estruturado para proporcionar ao aluno, situações de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento nas diferentes áreas, o desenvolvimento de competências e habilidades, num relacionamento solidário, respeitoso, participativo e justo. Temos como filosofia educativa os princípios que buscam uma educação integrada e que nos permita propor a formação de um aluno crítico, questionador, capaz de deduzir, comentar, comparar, estabelecer relações e concluir. Acreditamos que, agindo assim, estaremos tornando esse aluno uma pessoa autônoma, transformadora de seu meio, que saiba respeitar e cooperar com seus semelhantes.

Na primeira etapa do Ensino Fundamental, o papel do Professor é fundamental. Sua presença, afetividade e experiências, trazem sustentação para os desafios pessoais e coletivos que se apresentam. Nosso corpo docente é formado por professores qualificados. A Direção da Escola, as Orientadoras Pedagógicas e educacionais são exercidos por profissionais qualificados e atualizados, que respondem junto aos docentes, discentes e suas famílias, coordenando as reuniões, encontros e a formação contínua de toda a equipe.

Os alunos do 8° e 9° Ano possuem testes simulados de “vestibulinhos”, aplicados no decorrer do ano letivo. Buscamos, através da aplicação destes testes, preparar nossos alunos de uma maneira integrada.

A parceria com as famílias é outro pilar importante. Na Escola Raízes, a parceria acontece em um clima de respeito, diálogo e colaboração. A Direção, aos Orientadoras Pedagógicas e Educacionais ou a equipe de professores, promovem encontros com os pais, individuais ou coletivos, de maneira sistemática e/ou eventual, por iniciativa da escola ou dos próprios pais.

A Reunião Pedagógica acontece no início do ano Letivo, onde todos os funcionários da escola são apresentados. É um momento onde os pais poderão tirar dúvidas sobre as normas de funcionamento da escola.

A Reunião de Pais e Mestres acontece ao término de cada bimestre. Nosso principal objetivo é informar os pais quanto ao rendimento pedagógico de seus filhos.

Ótimas instalações

"Quem educa com amor, educa para sempre"